Tratamentos


URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Fazemos atendimento de urgência e emergência 24 horas. Sabemos que algumas situações como dores de dente, inchaços e fraturas não podem esperar. Por isso, se precisar ligue para o número 99911-5641 a qualquer hora!

HOME CARE ODONTOLÓGICO

Pacientes idosos, acamados, portadores de doenças crônicas, graves e pessoas com necessidades especiais podem receber tratamento dentário em ambiente hospitalar ou em casa, sem a necessidade de locomoção até a clínica.

No Home Care os aparelhos odontológicos são adaptados e transportados até o local onde o paciente se encontra, permitindo a realização pelo dentista de diversos procedimentos odontológicos como profilaxia, cuidados preventivos e orientação de higiene oral, restaurações, tratamento periodontal, exodontias e próteses, mantendo os padrões de conforto, analgesia, qualidade e biossegurança.

CONSULTA INICIAL PARA DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO

A primeira consulta inicia com uma conversa entre dentista e paciente. Você será perguntado sobre os motivos da ida à clínica, dores e o que espera do tratamento. Através do exame clínico será feita uma avaliação da condição bucal. Com a ajuda de uma câmera intra-oral você poderá ver a condição dos dentes e gengiva em tamanho ampliado em um monitor. Após a avaliação, as opções de tratamento serão propostas e explicadas, e você poderá fazer a melhor decisão.

LASERTERAPIA E TRATAMENTO PARA AFTAS E HERPES

O laser de uso odontológico é um aparelho emissor de luz com propriedades terapeuticas.

É utilizado em diversas situações como tratamento para aftas, herpes e mucosites em pacientes submetidos à quimioterapia.

O laser tem propriedades antiinflamatórias e analgésicas e tembém é usado para acelerar a cicatrização tecidual após cirurgias, em casos de sensibilidade dental e em clareamentos.

As aplicações de laser são indolores e a quantidade de sessões varia de acordo com cada caso.

IMPLANTE DENTÁRIO

O implante é uma estrutura fabricada em metal (titânio) que é bem aceita pelo organismo. Ele funciona como a raiz do dente, e sobre ele é feita uma coroa em porcelana ou acrílico. O dente fica fixo e pode ser utilizado para mastigar normalmente.

Através da consulta serão avaliados alguns fatores relativos à área onde o implante será instalado e outros relativos à sua saúde geral. Para isso serão solicitados alguns exames específicos. Em alguns casos serão também necessários procedimentos de moldagem para obtenção de modelos em gesso e montagens para estudo do caso. Uma vez confirmadas as condições ideais, os implantes serão colocados através de uma cirurgia. Após a anestesia a gengiva é descolada e eles serão instalados no osso. Dependendo das condições no momento da instalação, os dentes poderão ser colocados no mesmo dia, no dia seguinte ou só depois de os implantes estarem integrados ao osso, o que pode demorar de 3 a 6 meses.

As cirurgias e implantes na Ortoclinic são planejados e executados pelo Dr. Frederico Lessa, especialista em Implantodontia.

CIRURGIA GUIADA POR COMPUTADOR

Nesse tipo de cirurgia os implantes são instalados sem cortes ou incisões de bisturi na gengiva. Não há necessidade de pontos e sutura. O tempo do procedimento é bastante reduzido, com menos dor e praticamente nenhum sangramento.

Todo procedimento é planejado no computador em um modelo virtual 3D obtido por meio de uma tomografia da arcada dentária.

Os implantes são inseridos através de um guia tridimensional com máxima precisão, sem necessidade de cortes de bisturi.

O Dr. Frederico Lessa é implantodontista credenciado no sistema Neoguide e Neodent Digital.

PROTOCOLO

É um tipo de prótese com dentes e gengiva artificiais que se prende nos implantes.

É uma opção de tratamento utilizada quando o paciente perdeu todos os dentes e deseja ter dentes fixos novamente.

São instalados 5 a 8 implantes na mandíbula ou maxila. Eles servirão como apoio para a prótese, fazendo com que ela fique fixa na boca.

A prótese é planejada antes da cirurgia, através de modelos de gesso e provas. Na Ortoclinic realizamos a colocação dos implantes através da técnica da carga imediata, assim a prótese é fixada no mesmo dia ou na semana seguinte.

A prótese protocolo é fixa e não precisa ser removida pelo paciente. A escovação é feita com ela na boca.

OVERDENTURE

É um tipo de prótese total que se prende nos implantes. A prótese é removível, mas possui um sistema de encaixe que evita que ela se movimente na boca.

Na maioria dos casos a prótese é realizada primeiro. Após uma semana de uso da prótese, 2 implantes são instalados na região anterior da mandíbula. Eles servirão como apoio para a prótese total. A prótese deve ser removida apenas para a limpeza e escovação após as refeições.

ENXERTO ÓSSEO

Após a perda dos dentes, o osso pode ficar sem altura ou espessura suficientes para permitir a instalação de implantes. Nesses casos os enxertos são realizados para reconstruir a estrutura óssea.

A cirurgia é realizada sob anestesia, utilizando substitutos ósseos sintéticos ou removendo pequenas quantidades de osso de regiões da boca do próprio paciente. A área operada é fechada através de sutura e para evitar dor e desconforto após o procedimento, um analgésico é prescrito.

APARELHO ESTÉTICO

O aparelho ortodôntico é um dispositivo utilizado para fazer o alinhamento dos dentes, servindo para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais.

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos, com braquetes colados nos dentes, e os aparelhos removíveis.

Neste tipo de aparelho os braquetes são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam bem mais discretos e estéticos em comparação aos braquetes metálicos.

Os braquetes estéticos são fabricados com os mesmos parâmetros dos metálicos, tem a mesma eficiência e podem ser usados normalmente para tratar todos os problemas ortodônticos.

A Dra. Tatiana Lessa é a responsável pelos tratamentos ortodônticos realizados na Ortoclinic.

APARELHO AUTOLIGADO

O aparelho autoligado é uma tecnologia inovadora e proporciona diversos benefícios ao paciente. Nesse aparelho os braquetes possuem um clipe que prende o fio à própria peça, dispensando o uso das borrachinhas coloridas. Isso proporciona várias vantagens, como maior rapidez no tratamento, mais facilidade de higienização, menos dor e menos efeitos colaterais.

FACETA/LENTE DE CONTATO DENTAL

É uma “capa” que é colada na face frontal do dente. A faceta melhora a cor e forma dos dentes, deixando o sorriso mais bonito.

A faceta laminada em porcelana é produzida em um laboratório de prótese.

Primeiramente o dente é reduzido em seu tamanho de modo que a faceta se encaixe perfeitamente sobre o preparo. Após a redução, um molde exato em silicone é feito para a obtenção de um modelo de gesso, que é enviado ao laboratório para a confecção da faceta. Uma faceta provisória é colocada no local para cobrir o dente preparado enquanto a faceta permanente está sendo feita. A cor exata dos dentes adjacentes é verificada para que o protético possa fazer a prótese da mesma cor dos demais dentes. Quando estiver pronta a definitiva, a faceta temporária é removida para que a nova seja ajustada e colada sobre o dente.

A faceta em resina composta é confeccionada numa única consulta.

Primeiramente o dente é reduzido em seu tamanho. A área preparada é lavada com um ácido e recebe uma camada de adesivo. A resina composta é aplicada no dente e esculpida. Uma luz de alta-intensidade endurece o material, que é finalmente polido.

COROA EM PORCELANA METAL FREE

A coroa é utilizada para cobrir inteiramente ou somente uma parte de um dente danificado. Uma ponte fixa preenche o espaço onde não há dentes e pode ser cimentada aos dentes naturais próximos ao espaço vazio. Estes dentes, chamados de pilares, servem de âncoras para as pontes. Um dente substituto denominado pôntico é soldado às coroas que revestem os pilares.

Para fazer uma prótese são necessárias várias consultas.

Primeiramente o dente é reduzido em seu tamanho. Após a redução, um molde exato em silicone é feito para a obtenção de um modelo de gesso, que é enviado ao laboratório de prótese para a confecção da coroa. Ocasionalmente uma prótese provisória é colocada no local para cobrir o dente preparado enquanto a prótese permanente está sendo feita. Em alguns tipos de próteses uma consulta para prova pode ser feita para verificar se adaptação, forma e cor estão corretas.

Quando estiver pronta a definitiva, a prótese temporária é removida para que a nova seja ajustada e cimentada sobre o dente preparado.

Para próteses de porcelana, é verificada a cor exata dos dentes adjacentes para que o protético possa fazer a prótese da mesma cor dos demais dentes.

PLACA MIORRELAXANTE

É uma placa de resina acrílica ou silicone que se encaixa nos dentes mantendo a boca entreaberta e os músculos relaxados. É usada para tratar casos de bruxismo, desgastes dentais excessivos e dores faciais e de cabeça persistentes.

Um molde de uma das arcadas é feito para a obtenção de um modelo de gesso, que é enviado ao laboratório de prótese para a confecção da placa. Na consulta seguinte a placa é entregue após os ajustes necessários.

CLAREAMENTO DENTAL

O clareamento altera a cor dos dentes deixando-os mais brancos e bonitos.

Na Ortoclinic o clareamento é realizado através de uma aplicação de gel no consultório e continua com o uso de moldeiras em casa.

Na primeira consulta a cor dos dentes é registrada para avaliação do branqueamento ao final do tratamento. Um isolamento dos dentes é então feito, de forma que a gengiva não tenha contato com o gel que será aplicado. O gel clareador é o Peróxido de Hidrogênio. Ele é colocado sobre os dentes e fica agindo durante 30 a 40 minutos.

Na consulta seguinte você receberá duas moldeiras e uma bisnaga contendo o gel clareador: Peróxido de Carbamida. A utilização é feita em casa. Após escovação e uso do fio dental o gel deve ser colocado nas moldeiras (uma gota para cada espaço de dente) e estas levadas à boca. Usa-se preferencialmente à noite por 6 a 8 horas, durante 2 a 3 semanas. Durante o tratamento você retornará ao consultório para avaliação do clareamento obtido e da sensibilidade

PRÓTESE TOTAL (DENTADURA)

É uma substituta para os dentes ausentes que pode ser retirada e recolocada na boca. Uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.

Para fazer uma prótese são necessárias várias consultas.

Primeiramente é feito um molde preliminar para obtenção de uma moldeira individualizada que proporcionará uma nova moldagem mais precisa da boca. O modelo de gesso obtido é encaminhado ao laboratório de prótese onde é feito uma chapa de prova, que é colocada na boca para serem feitas medições de tamanho, forma, posição e cor dos futuros dentes. Numa próxima consulta a prótese com os dentes aderidos em cera é provada na boca. Finalmente a prótese pronta, em acrílico, é entregue após os ajustes necessários.

Para dar mais naturalidade à prótese, ela pode ser feita com a técnica da caracterização gengival. Dessa forma a prótese fica mais estética e imperceptível.

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL (PONTE MÓVEL)

É uma substituta para os dentes ausentes que pode ser retirada e recolocada na boca. Consiste em uma estrutura metálica envolvida em resina acrílica e com dentes artificiais que se apóia nos dentes naturais e na gengiva.

Para fazer uma prótese são necessárias várias consultas.

Primeiramente é feita uma moldagem, da qual se obtém um modelo de gesso que é encaminhado para o laboratório de prótese. Na consulta seguinte a estrutura metálica da prótese é provada na boca, e tamanho, forma, posição e cor dos futuros dentes são definidos. Numa próxima consulta a prótese com os dentes aderidos em cera é provada na boca. Finalmente a prótese é entregue após os ajustes necessários.

PINO INTRA-RADICULAR

Em dentes quebrados, fragilizados ou com tratamento de canal um pino de fibra de vidro ou de metal é cimentado na raiz para se conseguir maior resistência e retenção à prótese ou restauração.

O pino de fibra é pré-fabricado em vários tamanhos que se adaptam à cada raiz. O pino metálico, chamado de núcleo metálico fundido, é feito em um laboratório de prótese a partir de uma moldagem do canal do dente. Ambos são cimentados na raiz dentária.

RASPAGEM PERIODONTAL

É o tratamento de gengivas inflamadas e infeccionadas. A doença periodontal causa sangramento na gengiva, mobilidade dos dentes e mau-hálito.

Previamente à raspagem, é usada uma sonda periodontal para determinar a existência e profundidade de bolsas entre os dentes e a gengiva. A raspagem com curetas remove os depósitos de tártaro e placa acima e abaixo da linha da gengiva. O aplainamento alisa as superfícies das raízes de forma que a gengiva possa aderir ao dente novamente

TRATAMENTO DE CANAL

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa (nervo) do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Quando a polpa inflama, como em casos de cáries muito grandes, o dente dói e o rosto pode ficar inchado.

O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em uma ou mais consultas.

Primeiramente é feita uma abertura na parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior. Em seguida a polpa infeccionada ou morta é removida. É determinado o comprimento do canal da raiz. O espaço pulpar e os canais são esvaziados e alargados, em preparação para o seu preenchimento. Um material em forma de cone é inserido em cada um dos canais e selado com um cimento apropriado. Se mais de uma visita for necessária, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.

EXTRAÇÃO DENTAL

Quando os dentes estão muito destruídos e sem possibilidade de restauração, necessitam ser removidos.
Na extração simples, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca e então extraído com um fórceps dentário. A área é irrigada com soro fisiológico e finalmente fechada através de sutura.

Em extrações mais complexas, como as de dentes do siso e inclusos, é feita uma incisão na gengiva e uma parte de osso é removida, libertando a coroa do dente.

Esses procedimentos são feitos com um forte anestésico e para evitar dor e desconforto após a extração um analgésico é prescrito.

RESTAURAÇÃO EM RESINA COMPOSTA

A restauração é uma maneira de fazer com que um dente cariado ou quebrado volte à sua forma e função normais. As restaurações em resina são brancas e imitam perfeitamente a cor do dente.

Primeiro é removida a parte cariada do dente. A área atingida é lavada com um ácido e recebe uma camada de adesivo. A resina composta é inserida na cavidade e esculpida. Uma luz de alta-intensidade endurece o material, que é finalmente polido.

RADIOGRAFIAS

As tomadas radiográficas são feitas para facilitar o diagnóstico. Poderão ser periapicais ou interproximais.

As periapicais mostram o dente, incluindo as raízes e o osso adjacente. Útil nos tratamentos de canal e extrações.

As interproximais mostram a região de contato entre dois dentes, facilitando a detecção de cáries imperceptíveis ao exame clínico.

LIMPEZA DOS DENTES, APLICAÇÃO DE FLÚOR E ORIENTAÇÃO DE HIGIENE

A consulta para limpeza dos dentes consiste nos seguintes procedimentos:

Tartarectomia: um aparelho de ultrassom remove tártaro e cálculo através de vibrações.

Profilaxia com jato de Bicarbonato de Sódio e fio dental para remoção de placa bacteriana e manchas.

Aplicação de flúor em forma de gel por 2 minutos.

Você receberá instruções de escovação e higiene para manter sua saúde bucal.

RECOBRIMENTO RADICULAR

É uma cirurgia realizada na gengiva para recobrir raízes expostas de dentes com recessão radicular. Nesses dentes a gengiva retrai e eles ficam parecendo mais compridos. O procedimento consiste no reposicionamento da gengiva em seu local correto, melhorando a aparência do sorriso e eliminando a sensibilidade que normalmente está presente.

Ortoclinic
Rua General Carneiro, nº 340 - Centro
Cep.: 84010-370 | Ponta Grossa | Paraná
(42) 3028-9394 | (42) 99949-0968